Dadhi (coalhada) e Takra (buttermilk ou o soro da coalhada) são alimentos muito comuns na alimentação indiana e são usados desde o período védico. No Ayurveda seus tipos, qualidades, usos, contraindicações são mencionados nos textos clássicos. É um importante 'Anupana' ou veículo de muitas formulações ayurvédicas. Além disso é usado como alimento e como medicamento.
O Takra é fundamentalmente um produto lácteo preparado por processos de fermentação. A fermentação aumenta o prazo de validade junto com o realce de seu sabor. Este processo também melhora o valor nutritivo do leite. Além disso, adicionando algumas ervas e minerais, suas propriedades são fortalecidas.
Devido ao avanço da biotecnologia, microbiologia e ciências farmacêuticas, vários produtos farmacêuticos são preparados a partir de leite fermentado para combater a diarreia, a síndrome do intestino inflamatório, a obesidade e vários distúrbios digestivos. Takra e Dadhi são probióticos naturais e, também, prebióticos porque as bactérias amigáveis para os intestinos e o corpo são encontradas em abundância nesses remédios. Contém benefícios adicionais para a saúde, como modulação imunológica, prevenção do câncer, da doença inflamatória intestinal e de outras doenças.
Nos tratados clássicos de Ayurveda como Sushrutasamhita, Charaka Samhita e Ashtanga hridaya a utilidade de Dadhi e de Takra foi mencionada abundantemente. Eles são agrupados em alimentos líquidos e Gorasa varga. Sãoprodutos lácteos fermentado usados desde tempos imemoriais para obter muitos valores nutricionais e benefícios para a saúde. É muito útil em Agni-Vikruti (distúrbios digestivos do Agni). Dadhi é untuoso, Ushna Virya (quente em potência), Amla rasa (azedo em sabor) e Amla vipaka. Vejam como, apesar de derivado do leite, tem potência quente o que o indica para tratamentos de ama pachana ou digestão das toxinas, sendo uma ótima fonte de nutrientes em dietas restritivas. Tem poder de cura para a anorexia e estimula o apetite e a digestão. Além disso, é Grahi, afrodisíaco, sustenta a vida e alivia Vata. Jata dadhi (coalhada) alivia vata dosha, porém tem que ser acrescido de cúrcuma, gengibre e outras especiarias para facilitar a digestibilidade. A camada cremosa espessa superior da coalhada adequadamente coagulada é chamada de Sara. É pesado para digerir, afrodisíaca, alivia Vata, diminui o poder digestivo e aumenta Kapha e Shukra. A parte aquosa depositada sobre a coalhada é chamada de Mastu ou Manda. É de natureza leve, aumenta a força, gera desejo por comida, apetite, alivia a fadiga, a sede, kapha e vata, limpa os micro canais(srotas) e remove as fezes acumuladas. O consumo de Mandajata (coalhada incompletamente coagulada) é estritamente proibido, pois agrava todos os três doshas, causa sensação de queimação durante a digestão, aumenta a excreção de fezes e urina. Pt. Kashinath &Dr.Gorakhnath,Charaka samhita Sutrasthana, Vidhyotani commentary, Chaukhamha bharati academy, Ed 2005, Verse no.27/225-228.
Com base no sabor, Acharya Sushruta diferenciava Dadhi em três variedades como-
1° - Madhura (doce)
2° Amla (azedo)
3° Ati amla (extremamente azedo).
A coalhada doce é Maha-abhishyandi, causa peso e bloqueia todos os canais de fluidos do corpo, aumenta Kapha e Meda Dhatu, afrodisíaco, alivia Vata Dosha e raktapitta. A coalhada azeda aumenta os distúrbios Pitta, Kapha e Raktaja. A coalhada extremamente ácida vicia Rakta, Vata e Pitta.
No Ayurveda, muitas indicações de Takra são feitas para esclarecer a importância de Takra -
Quem usa Takra diariamente não sofre de doenças e as doenças curadas por Takra não voltam a ocorrer; assim como Amrita (Ambrosia) é para os deuses, Takra é para os humanos.
Vaidaya laxamipatti shastri,Yogaratnakar, Vidhyotani commentary, Chaukhamha prakasan, ED 2010,Takraguna verse- 2, pg-104.
De acordo com o princípio ayurvédico, distúrbios intestinais são causados por baixo Agni. Agni ainda mais baixo produz Amatwa. Takra tem Agni Dipanaguna (desperta o agni) e Tridosha- Shamanaguna e isso alivia em Amatwa de Koshta (ama no sistema digestivo).
Acharya Charaka menciona que não há outro medicamento no Vata-Kapha Pradhana Roga tão poderosos quanto Takra. Kashinath & Dr.Gorakhnath, Charaka samhita chikitsaasthana, Vidhyotani commentary, Chaukhamha bharati academy, by Ed 2006, Verse no.14/77
Portanto, é usado em Udara roga (distúrbios gastrointestinais), Grahani (doença celíaca e outros distúrbios crônicos intestinais), Arsha (hemorróidas), Atisara (diarréia), Aruchi (anorexia), Shotha (edem) e Mutrakriccha (inflamação do trato urinário) e outras doenças.
Com base no conteúdo do creme, Acharya Charaka categorizou o Takra em 3 tipos:
• • Ruksha - sem creme
• • Ardhoudhgratha sneha- com meio creme
• • Snigdha- com creme completo.
Acharya Bhavamishra descreveu 5 métodos de preparação de Takra dependendo do conteúdo do creme e da quantidade de água a ser adicionada. Bhavamisra, Bhava Prakasha Nigantu, TakraVarga, Sloka 1-2
• • Ghola- bater em batedeira a coalhada integral sem água
• • Mathita – bater a coalhada cremosa seca. Coar com pano anteriormente, secar e bater a coalhada seca
• • Takra- bater a coalhada de creme completa adicionando ¼ do total da coalhada de água. Bater em batedeira até separar o creme do soro. Este soro é o famoso Takra (butter milk), objeto desse nosso estudo
• • Udaswit- bater a coalhada integral, adicionando ½ parte de água
• • Chacchika- agitação da coalhada totalmente secaadicionando ½ parte de água
De acordo com Acharya Sushruta o Takra é preparado batendo a coalhada e adicionando ½ parte de água. Receita um pouco diferente de Bhavamishra. Você pode fazer qualquer uma das duas.
Em princípio se recomenda não ferver o butter milk. Algumas poucas referências de fervura de leite fermentado estão disponíveis em textos diferentes como Astakatwar Tail e Takra kwatha. Archarya Govindnath Sen mencionou 'Dadhai' como Murchana Dravya para Aranda Tail Murchana. Archarya Charaka mencionou a fermentação posterior de Takra em Takraaristha Arsha Chikitsa e Grahani Chikitsa.
Takra como Probiótico
Takra e Dadhi têm baixo teor de gordura e calorias e contêm várias vitaminas e minerais importantes, como vitamina B12, riboflavina, cálcio e fósforo. http://www.health.gov/dietary guidelines/dga2005/document/html/appendixb.htm
O leite fermentado é uma dieta probiótica natural por causa das bactérias amigáveis ao intestino.
Benefícios para a saúde de probióticos, probióticos e simbióticos
A microbiota intestinal tem um papel significativo na saúde humana e nas doenças. A disbiose do ecossistema intestinal contribui para o desenvolvimento de certas doenças que podem ser revertidas por alterações favoráveis pelos probióticos. Existem 3 mecanismos gerais pelos quais os probióticos parecem exercer seus efeitos benéficos, com diferenças importantes observadas entre as espécies e cepas de probióticos:
1. Efeitos antimicrobianos
2. Melhoria da integridade da barreira mucosa
3. Imunomodulação.
CONCLUSÃO
O leite fermentado tem notável importância para manutenção da saúde, prevenção e cura de diversas doenças principalmente relacionadas ao trato gastrointestinal. O leite fermentado é descrito como Pathya e muito bom Anupana (veículo) de vários medicamentos ayurvédicos.
Takra e Dadhi são dietas probióticas naturais porque as bactérias amigáveis para o intestino, bem como para o corpo todo, são encontradas em abundância neles. Algumas outras ervas podem ser acrescentadas no leite fermentado que são ricas em prebióticos como alho, aveia, cevada, aspargos, semente de linhaça e farelo de trigo, entre outros. Elas podem ser adicionadas para torná-lo produto simbiótico completo. Várias formas de dosagem de leite fermentado como Takra vati e Takrarhista são outros exemplos.
A microbiota intestinal humana desempenha um papel importante na saúde humana e a modulação da microbiota intestinal pode ser usada para tratar e prevenir uma série de doenças. As pesquisas avançadas recentes mostram que a microbiota encontrada no leite fermentado é capaz de curar vários distúrbios digestivos. O tratamento do câncer e da obesidade com probióticos é um novo caminho para a ciência médica moderna, mas na antiguidade o Takra era usado no tratamento de Gulma, Medoroga e Mandagni, e outras doenças.
Além disso, pode-se concluir que o conceito de simbiótico e seus usos no tratamento de doenças crônicas é a contribuição da ciência médica tradicional indiana para o mundo médico. Ademais, é urgente, recentemente, que as alegações de saúde e os princípios relativos à ingestão de leite fermentado sejam fundamentados e firmemente estabelecidos por ensaios clínicos em larga escala, adequadamente planejados.
Texto adaptado de estudos realizados pelos Dr. Yadav Yadevendra de Dehradun por Dr. José Ruguê
Comments