SUBHAMASTU SARVA JAGATAM

 OM NAMAH SRI PARAMA RISHIBHYO YOGUIBHIYAHA

"Que todos os seres sejam felizes"

"OM - Glória aos Supremos Rishis e Yoguis"

Contato: 34-3235-3571   /   info@suddha.net   /   Rua Prof. Mario Porto, 443. Uberlândia, MG.

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus

© 2023 by ABC After School Programs. Proudly created with Wix.com

Buscar
  • Nalini Ruguê de Faria

Enquanto persiste Ojas, vivemos!


Pedindo licença ao Dr Ruguê para escrever no blog, gostaria de retratar um quadro que vivo neste momento e que o fato de ter conhecimento sobre Ayurveda e principalmente sobre meu corpo, me fez chegar a um diagnóstico e tratamento.

Há duas semanas, fui surpreendida ao chegar em casa e ver que haviam entrado e roubado nossas coisas (pela segunda vez em 1 ano). Eu que já estava num período delicado de cansaço extremo e falta de ânimo, vi todas as forças internas desestabilizarem. Ok, nada de ruim aconteceu conosco (eu e meu marido) diretamente, mas aquela sensação de invasão dentro do lar me contaminava cada dia mais. Sentia medo o tempo todo, desanimo total e quase nenhuma resistência física.

Por um tempo fiquei "cultivando" essas emoções dentro de mim, até que um dia, bem do nada, me veio uma palavra Ojas.

Eu sabia que dentro de mim faltava Ojas e que eu havia entrado num ciclo de alimentação da falta de Ojas, entendem? Parece complicado, mas é um ciclo onde você alimenta aquilo que não te deixa sair daquele lugar ruim.

Ojas é a reserva essencial de energia do corpo. Literalmente significa “vigor”. Ele é o produto final da nutrição e digestão, assim como a principal reserva energética de todo o corpo. Ele não tem uma estrutura física mas, ainda assim, desempenha funções importantes em todo o nosso funcionamento.

Eu me vi sem vigor, reparem algumas formas com as quais Ojas é reduzido: raiva

fome

preocupação

tristeza

Então, experimentamos medo, falta de resistência e constante preocupação, com os sentidos perturbados, assim mesmo como eu estava. Falta de brilho, fraqueza na mente, um sentimento de desgaste geral. Algumas qualidades como a fé e a paciência desaparecem.

Então pense aqui comigo, se Ojas é o subproduto final da digestão e nutrição, manter a boa digestão é essencial para obtenção dele, e assim em casos de muita raiva, muita preocupação, estresse excessivo, você não "desmonta" e passa pelos acontecimentos de maneira mais natural, menos dramática.

Vamos colocar assim, na hora da janta, você opta por comer vários pedaços grandes de frango frito, querendo ou não vai ser necessário que seu corpo trabalhe intensamente para digerir aquele alimento, mas como poderia se já está na hora de ir dormir? Você dorme e ali ficou seu corpo na tentativa frustada e usando suas forças para processar um alimento desvitalizado, oleoso, pesado. A digestão completa passa pelos 7 tecidos, um alimento sem qualidade não produz produtos de qualidade para seus tecidos, ou seja, você não produziu Ojas. No dia seguinte, está mais cansado que o normal, não tem fome nas horas certas, o pensamento está lento e você não trabalha tão bem.

Num cenário oposto a esse, um jantar nutritivo, com alimentos mais naturais, cozidos e ricos em vitaminas, toda a nutrição é absorvida pelos 7 tecidos, resultando na quintessência da digestão, Ojas.

Enfim, comecei a fazer algumas coisas para recuperar meu Ojas enfraquecido. Alguns alimentos como ghee, leite e mel ajudam bastante, ervas ayurvédicas como shatawari, ashwagandha e kakipachu também são muito nutritivas. Praticas de yoga, pranayama e mantras são parte da recuperação da energia vital. A purificação do coração e atitudes positivas de paz, fé, amor, compaixão e contentamento fortalecem Ojas, bem como o descanso, tempo na natureza e abrir-se para as forças cósmicas.

E como está seu ojas? Sabe identificar?

#mel #alimentação #ayurveda

820 visualizações