top of page

A DINÂMICA DO APRENDIZADO DE AYURVEDA E YOGA NO SUDDHA SABHA YOGA ASHRAM

Atualizado: 25 de mai. de 2020

Dia 21 de fevereiro de 2019, 5:00 horas da manhã. Desço a estrada para chegar ao Templo do Suddha Sabha Yoga Ashram. Nos auto-falantes externos do Templo o Hanuman Chalisa ressoava pelas matas e córregos em torno.



Aquele frescor da brisa e o Hanuman Chalisa enchem a alma! Tomo meu assento dentro do Templo e começamos uma hora da Disciplina de Yoga Sandhya, conhecida como ritual da saúde e prosperidade. Em seguida, uma hora de meditação silenciosa com a participação de 60 pessoas, entre alunos e moradores. O próximo passo foi o Yoga Tarpanam, a oferenda de homenagens aos Grandes Seres que nos legaram essa sabedoria divina e que nos inspiram no Caminho.

Três grupos de alunos ali reunidos. Curso de Formação de professores de Yoga, segundo estágio do Curso Semi Presencial de Formação de Terapeuta Ayurveda e quarto estágio para alguns alunos terminando o Curso de Formação de Terapeuta Ayurveda. Este último grupo realizava seu treinamento final de procedimentos de Panchakarma, passando pela experiência pessoal de aplicar e receber os tratamentos, como já fazemos há muitos anos.

Mais de 50 alunos provenientes do Brasil e do exterior (França, Argentina, Colômbia). Além deles, os alunos que estão residindo no Ashram realizando seu internado de Ayurveda, como pós graduação. Os professores de Yoga, os professores de Ayurveda, todos com longos anos de práticas e de serviços prestados à causa do Dharma e à comunidade. O Dr. Mandar Bedekar, diretor da International Academy of Ayurveda , de Pune - India, presente conosco, participando das cerimônias e ministrando várias aulas no Ashram e em algumas cidades onde a Escola Yoga Brahma Vidyalaya mantém cursos. Além deles, anualmente, vêem ao Brasil, a nosso convite, mais cinco Vaidyas da Índia, muito experientes, para dar apoio à formação em Ayurveda e Yoga.


Todos hospedados no mesmo ambiente onde aprendem. Alguns por 40 dias, outros por 3 semanas, outros por 2 e outros por uma semana. Há, ainda, os que estão vindo no final de semana para o módulo regular do curso de formação de Yoga.

Terminada a prática, todos vão para suas respectivas atividades. No mesmo momento, a Dra Ananda Ruguê, na Clínica Kalayasa Ayurveda, do Ashram, está preparando, orientando e aplicando os Bastis internos no programa de Panchakarma. O Dr. Mandar Bedekar dando aula sobre algumas importantes ervas medicinais, sendo que, na quase totalidade, elas estão ali, crescendo ao lado dos alunos. Eu estou na sala de aulas estudando, com os alunos do Curso de Yoga, os Yoga Sutras de Patanjali, na parte que se refere aos Kleshas, as causas de nosso sofrimento existencial.

Ao mesmo tempo, a Fábrica Annapurna, dentro do Ashram, se preparando para receber os alunos para aprenderem, na prática, a identificação das ervas e a manipulação delas para a preparação de óleos medicados, ghees medicados, avalehas e churnas. Tudo sendo preparado ali, dentro das normas vigentes e a tradição do Ayurveda. Os funcionários que cuidam das plantações, neste momento, estão com outros alunos reconhecendo outras plantas, vendo o cultivo, a estufa com as mudas e outros no curral, com nossas vacas felizes, acabando de receber outros bezerrinhos que nasciam naquele momento. Ainda, alguns outros alunos estavam fazendo estágio na cozinha do Ashram, aprendendo a preparação dos alimentos para panchakarma e para a saúde em geral, com muitos ingredientes plantados no Ashram mesmo como arroz basmati, feijão mung, black gram e verduras e legumes.



No dia seguinte longa caminhada pelas plantas medicinais com todos os alunos. Mais de 80 plantas visitadas e comentadas em 3 horas de caminhada! Dificilmente você encontraria, concentrado em uma área ao alcance de uma caminhada, tantas plantas medicinais descritas nos textos clássicos do Ayurveda, fora da Índia. Ve-las, ali, intensas, vivas, algumas cultivadas e outras espontâneas, cada uma delas com uma história para ser contada e cada uma delas contendo um pouco da nossa própria história é profundamente inspirador.

O Dr. Mandar Bedekar nos acompanhou na visita, sempre demonstrando admiração pelo acervo das plantas do Ashram e pela dinâmica do trabalho da nossa equipe. Vários textos de Dravya Guna Vignana e Bhaishajya Kalpana disponíveis para as pesquisas das descrições clássicas das ervas

Iniciamos a nooite com o Maha Yagna, a cerimônia do fogo, especialmente dedicada aos alunos ali presentes e a todos os estudantes de ayurveda pelo Brasil e pelo mundo. Cada vez que todos diziam Swaha, lançavam ao fogo a dedicação de seu conhecimento e prática com Ayurveda adquiridos neste período no Ashram, para serem fieis instrumentos da aplicação do Dharma no mundo.



Tudo isso em conjunto é um grande aprendizado, dinâmico e constante, para todos nós, fundamentado na tradição e com base científica consistente. In loco, tudo acontecendo aqui e agora! Integração, harmonia, ciência, saúde, natureza belíssima, cuidada com carinho e devoção.

São anos de atividade diuturna, com o apoio de dedicadas pessoas do Yoga, do Ayurveda, do Jyotish e da cultura vêdica como um todo. A dinâmica do aprendizado, ao vivo, em tempo real e, tudo isso, no fluxo normal da vida do Suddha Sabha Yoga Ashram, na qual os alunos se inserem e levam para suas casas e ambientes esse espírito Suddha que os acompanhará para toda a vida, mesmo que eles se esqueçam dos origens.


Que a essência do Yoga e do Ayurveda continue nutrindo a todos. o Ashram, a Escola Yoga Brahma Vidyalaya e a Fundação Sri Vájera estão e estarão sempre abertos para que todos os estudantes, terapeutas, praticantes e admiradores do Ayurveda e do Yoga possam vir e desfrutar do resultado de tantos anos de intensa dedicação e devoção de muitos servidores do Dharma, sem separatividade.

Namaste!

368 visualizações0 comentário
bottom of page