A controvérsia da água MORNA com mel e limão

Atualizado: Abr 23

Esta prática é extremamente eficaz mas exige um cuidado simples, veja:


A imensa maioria dos praticantes de Ayurveda de todo o mundo que têm prakritti Kapha ou que necessitam reduzir peso corporal praticam a ingestão de água morna com uma colher de chá de mel e meio limão, prescritos pelos seus Terapeutas e Médicos Ayurvedicos. De nenhuma maneira isso seria uma "adaptação brasileira" do Ayurveda (!), coisa que pode ser comprovada bastando você colocar, em inglês - água morna com mel e limão" nos mecanismos de pesquisa da internet e você encontrará uma infinidade de referências em todos os países do mundo que praticam Ayurveda.

Esta prática é extremamente eficaz mas exige um cuidado simples - a água deve estar na temperatura em torno do 40ºC para que você possa adicionar o mel, porque ele é reconhecidamente tóxico pelo Ayurveda e pela ciência moderna, se aquecido acima de 40ºC. Como na maior parte das cidades do mundo a temperatura ambiente não chega a 40ºC (!!!) a maior parte do ano, em, praticamente, todos os lugares, a água deve ser levemente aquecida!!!!!


O Bhaishajya Ratnavali assim prescreve a água com mel:


प्रातर्मधुयुतं वारि सेवितं स्थौल्यनाशनं । – भैषज्य रत्नावलि – 39/ 3 praatarmadhuyutam vaari sevitam sthoulyanaashanam | Bhaishajya ratnavali 39/3

Tradução: Tomar diariamente água com mel é tratamento para a obesidade.


No Ashtanga Hridayam Sutrasthana 5/ 53 e no Charaka Samhita Sutrasthana 26/84, os Sábios preconizam que o mel não deve ser severamente aquecido ou usado com substâncias que tenham virya muito quente.

Portanto, basta que você utilize a água na temperatura que seu dedo (sofisticado termômetro tecnológico) possa estar confortavelmente dentro dela com a sensação de morno suave. Adicione mel e meio limão e tome em jejum. Coma somente 30 minutos depois deste medicamento. É recomendável que você utilize este tratamento por 6 meses e, depois, suspenda por algum tempo. Apenas para relembrar: panaceia é o nome genérico que se dá a um medicamento que tenha múltiplas funções e efeitos. Dentro de contextos específicos, muitos medicamentos ayurvédicos são considerados panacéias.

Namaste!

170 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube