top of page

Trabalho Científico:Consumo de carne vermelha e frango e degeneração macular relacionada com a idade

Vejam um importante trabalho ligando o consumo de carne e problemas oftalmológicos graves publicado no conceituado periódico médico American Journal of Epidemiology, Volume 169, Issue 7, 2009, Pages 867-876.


 

Consumo de carne vermelha e frango e degeneração macular relacionada à idade 07 de abril de 2009 (Bibliomed). A degeneração macular relacionada à idade é a principal causa de cegueira entre os idosos. A dieta parece afetar o risco desta doença.


Um estudo realizado na Universidade de Melbourne (Austrália) e publicado no periódicoAmerican Journal of Epidemiology avaliou as associações entre a ingestão de carne vermelha e frango e a degeneração macular relacionada à idade. Os autores avaliaram 6.734 pessoas com 58-69 anos. O consumo de carne foi estimado com base em um questionário de frequência.

Um maior consumo de carne vermelha foi positivamente associado ao desenvolvimento precoce de degeneração macular relacionada à idade. A razão de risco (RR) para o consumo ³ 10 vezes/semana versus ? 5 vezes/semana foi de 1,47. A tendência foi similar com a carne vermelha fresca e a processada.

O consumo de frango ³ 3,5 vezes/semana versus < 1,5 vezes/semana foi inversamente associado à degeneração macular relacionada à idade tardia (RR = 0,43).


Estes resultados indicam que diferentes carnes afetam de forma diferente o risco de degeneração macular relacionada à idade, devendo ser alvos para a modificação do estilo de vida.

Fonte: American Journal of Epidemiology, Volume 169, Issue 7, 2009, Pages 867-876.

210 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page